Intrigante Caixa De Pedra Inca Encontrada No Fundo Do Lago Titicaca Pode Estar Relacionada Com Sacrifícios Humanos

Uma caixa contendo itens minúsculos pode desvendar as práticas religiosas do império Inca e crenças sobrenaturais sobre o enorme lago.

Mergulhadores que exploram uma porção subaquática do recife K’akaya do lago encontraram uma oferenda ritual depositada pelos incas, dizem os arqueólogos Christophe Delaere da Universidade de Oxford e José Capriles da Penn State. O recipiente de pedra esculpida contém uma miniatura de lhama ou alpaca esculpida em uma concha de ostra espinhosa e uma folha de ouro enrolada em um cilindro do tamanho de um clipe de papel. O significado desses objetos não é claro.

Os pesquisadores dizem que a localização da oferta K’akaya indica que o povo inca considerava todo o lago Titicaca, que fica na fronteira entre a Bolívia e o Peru, como sagrado, não apenas sua lendária Ilha do Sol https://ed-italia.com.

Desde 1977 esse é o único local no Lago Titicaca onde foram encontradas caixas de pedra submersas semelhantes – ao menos 28 –  com estatuetas e folhas de ouro. Muitas foram saqueadas; apenas quatro tinham conteúdo parcialmente preservado ou intacto.

Já nos Andes, caixas de pedra contendo estatuetas e itens de ouro também foram achadas em locais de sacrifícios de crianças incas.

Infelizmente, pode ter existido uma conexão entre as cerimônias de sacrifício humano que visavam apaziguar as divindades. Esse rituais de sacrifícios humanos eram conhecidos como “sapacochas”. As vítimas eram criadas especialmente para esse fim, e suas famílias adquiriam benefícios e prestígio dentro da comunidade.

Múmia de criança sacrificada.

Referências

www.archaeology.org/news/8903-200805-inca-stone-box

www.sciencenews.org/article/inca-offering-late-titicaca-sacred-religious-supernatural

www.bbc.com/portuguese/geral-49941995

www.cambridge.org/core/journals/antiquity/article/context-and-meaning-of-an-intact-inca-underwater-offering-from-lake-titicaca/AD2AAA3D95C2CB5551E2E02F8EA0AD11


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima