Manuscritos do Mar Morto: Quais Mistérios Foram Decifrados? Quem os Escreveu?

Entre o ano de 1947 e 1956 acontecia na caverna de Qumran, no trecho do Mar Morto que fica na Jordânia uma das descobertas mais extraordinárias de todos os tempos. Esta descoberta estimulou o interesse intenso por saber quem teria ocupado Qumran

Trata-se dos manuscritos mais antigos da Bíblia Hebraica já encontrados. Rolos contendo 800 documentos, compondo as primeiras páginas da Bíblia e os ensinamentos do cristianismo, incluindo os dez mandamentos. Datado de aproximadamente 4a.C.

Segundo as pesquisas, estavam escritos em códigos e bastante deteriorados, tanto que alguns pedaços tinham menos de 1cm.

Fragmentos contendo os códigos- Foto: Universidade de Haifa

Trechos do manuscrito , recuperados numa série de etapas em 3-D , detalharam acontecimentos que seriam comemorados pelos essênios (uma antiga comunidade judaica), bem como um calendário de 364 dias. Informações sobre as celebrações do novo trigo, novo vinho e novo óleo, que estão relacionadas ao Shavuot (festival judaico ) ou Festa das Colheitas. O nome que seria usado pela comunidade para o festival que marcava as trocas de estações era: Tekufah.

Cavernas perto da comunidade de Qumran—EUNIKASOPOTNICKA / ISTOCKPHOTO

Numa exploração mais recente, em 2017, numa outra caverna, porém localizada na mesma área onde foram encontrados os manuscritos. Nela, os pesquisadores encontraram pergaminhos ou pedaços de papiro e couro para serem escritos.

O fato é que não se sabe ao certo quem poderiam ser os autores dos manuscritos! Ainda que alguns acadêmicos as tenham atribuído aos essênios, recentes descobertas parecem trazer novas possibilidades.

Cemitério de Qumran—imagem:- Ancient Origins (virtualqumran)

Após a escavação de 30 túmulos de pessoas enterradas no local da Cisjordânia, Qumran em 2016, surgiu o entendimento de que a comunidade consistia de homens ideologicamente celibatários. As descobertas foram apresentadas em 16 de novembro na reunião anual das Escolas Americanas de Pesquisa Oriental, pelo antropólogo Yossi Nagar,da Autoridade de Antiguidades de Israel, em Jerusalém . A datação dos ossos de Qumran foi feita a partir de radio carbono e evidenciou que os corpos enterrados possuem cerca de 2.200 anos, o que se aproxima da mesma idade dos textos antigos possivelmente escritos por volta de 150 a.C e 70 d.C.

Crânio encontrado em Qumran—Imagem: (Archaeology-of-Qumran/ CC BY SA 3.0 )

O antropólogo também identificou, através de inspeções de morfologia e patologia dos restos esqueléticos e usando C14, que 30 indivíduos encontrados, definitivamente eram homens que morreram com cerca de 20 e 50 anos, ou mais. Acrescentando que não foram encontradas mulheres meio aos esqueletos colhidos. Apenas poucas crianças. Observando que a concentração de homens adultos de várias idades enterrados em Qumran é semelhante ao que foi encontrado em cemitérios ligados a mosteiros bizantinos.” O Império Bizantino, fundado em 330 d.C farmbrazil.com.br/., era uma extensão do Império Romano no Mediterrâneo oriental .

O estudo também mostrou que os esqueletos de Qumran eram adultos jovens (algo que não se espera encontrar num cemitério de soldados) , e também não possuem sinais de ferimentos de guerra.

Toda descoberta causou uma grande reviravolta fazendo com que teorias anteriores sobre quem seriam os enterrados do cemitério de Qumran acabassem perdendo força .

Amostras de ossos de alguns dos esqueletos de Qumran foram extraídos antes de serem enterrados novamente nos seus locais originais contudo Yossi Nagar diz não ter certeza se serão realizadas análises das amostras na tentativa de recuperar o DNA .

O passado é mesmo um gigante de possibilidades! Um guardião de infinitos mistérios . Quanto mais descobrimos dele, mais descobrimos o quão pouco sabemos sobre ele.


Referências:

Skeletons Could Provide Clues to Who Wrote or Protected the Dead Sea Scrolls— SCIENCENEWS-MAGAZINE OF THE SOCIETYFOR SCIENCE & THE PUBLIC—Disponível em: www.sciencenews.org/article/skeletons-could-provide-clues-who-wrote-or-protected-dead-sea-scrolls

Manuscritos do Mar Morto: Quem escreveu os rolos bíblicos mais antigos do mundo? – SPUTINIK BRASIL— Ciência e tecnologia ,19/11/2017. Disponível em : https://sptnkne.ws/fYKm

O que dizem os misteriosos trechos dos Manuscritos do Mar Morto finalmente decifrados—BBC NEWS BRASIL -23 janeiro 2018—Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42786839

B. BOWER—Digital Rehab Exposes Biblical Roots Of Ancient Israeli Scroll. SCIENCE NEWS ONLINE, September 21, 2016.

Y. NAGAR et al. The People Of Qumran — new discoveries and paleodemographic interpretations. American Schools of Oriental Research annual meeting, Boston, November 16, 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima