Pesquisadores Descobrem Túneis Secretos Sob Templo Peruano de 3 Mil Anos

A primeira passagem no Chavín de Huántar foi descoberta em 2019, revelando um complexo sistema subterrâneo.

Túneis subterrâneos.

No ano de 2019, uma equipe de arqueólogos exploravam o sítio arqueológico Chavín de Huántar, no Peru, conhecido por abrigar um complexo de templos, que já funcionou como centro administrativo e religioso da região, com datação estimada em 3 mil anos, quando decidiram fazer um escaneamento computadorizado em um dos templos.

A ação, que contou com uma câmera robótica, revelou uma curiosa passarela subterrânea, traçando uma nova linha de pesquisa no local.

Três anos depois, a equipe do arqueólogo John Rick, da Universidade de Stanford, localizou 35 túneis que se completam com interligações, formando uma galeria que, ao se unir, chegava a uma câmara cerimonial, com direito a tigelas e a representação de um condor.

Tigela com figura esculpida.

Tal descoberta possibilitou os pesquisadores a concluírem que, no uso original do local, estimado entre os anos 1.200 a 200 a.c., em uma região localizada a cerca de 450 km ao sul de Lima, a 3.200 metros de altitude, o templo era usado para abrigar reuniões ou até mesmo um oráculo.

John Rick, um dos responsáveis pela descoberta, disse que durante as escavações ele conseguiu entrar por uma passagem de aproximadamente 40 centímetros de diâmetro e descobriu vasilhas antigas. Acredita-se que os artefatos foram depositados como oferendas no fechamento da galeria há 3 mil anos.

Engana-se quem acredita que a galeria se aproximava do que conhecemos como passagens humanas; Rick e sua equipe tiveram de se espremer entre as passagens de apenas 40 centímetros de diâmetro.

Galeria do Condor.

“O vídeo que gravamos nos revelou que, dentro do edifício, há algo que não foi visto nem tocado e nem conhecido durante 3 mil anos. Existe uma nova galeria. Há traços de épocas mais antigas que nunca havíamos visto, e não apenas uma vasilha de pedra: havia duas, e uma delas tem a forma de um condor”, disse o pesquisador Rick. Devido a esta descoberta, o complexo foi chamado de Galeria do Condor. O sítio Chavín de Huántar é Patrimônio da Humanidade desde 1985.

A complicação valeu a pena, visto que a impressionante tigela esculpida, com 10 polegadas de altura e pesando cerca de 18kg, foi recolhida com êxito para análise laboratorial, que pode estimar a data da criação e até mesmo resquícios de materiais colocados no recipiente.


Referências

2 thoughts on “Pesquisadores Descobrem Túneis Secretos Sob Templo Peruano de 3 Mil Anos

  • 7 de junho de 2022 em 4:07 pm
    Permalink

    Parabéns pelo excelente trabalho, espero que mais e mais pessoas possam ter interesse mais e mais pela arqueologia .

    Resposta
  • 8 de junho de 2022 em 12:28 am
    Permalink

    Sempre os estrangeiros descobrindo algo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.