Descoberto Esqueleto Humano Mais Antigo Do Centro-Oeste (12 mil Anos)

A descoberta de um fóssil com quase 12 mil anos em Serranópolis, Goiás, pode revelar um dos primeiros habitantes da região.

Crânios encontrados no município de Serranópolis/GO.

 

Pesquisadores encontraram um fóssil de quase 12 mil anos em um sítio arqueológico localizado em Serranópolis, sudoeste de Goiás, possivelmente pertencente a um dos primeiros habitantes do cerrado goiano. Julio Cezar Rubin de Rubin, um dos coordenadores da pesquisa, relatou a descoberta de carvão próximo ao esqueleto, enterrado a uma profundidade de dois metros e junto a outros objetos históricos, incluindo dez crânios com mais de um século de idade.

Esqueleto de 12 mil anos.

A escavação, iniciada em dezembro de 2021 e com mais de 20 profissionais de oito instituições nacionais e internacionais, contou com o apoio da Polícia Federal. Estima-se que o fóssil tenha entre 11.900 e 11.700 anos, podendo ser a descoberta mais antiga da região centro oeste do Brasil. O foco da escavação é obter informações sobre o estilo de vida, alimentação e clima da época, e há a possibilidade de encontrar mais artefatos e esqueletos na escavação em andamento. Embora os primeiros indícios do esqueleto tenham sido encontrados em outubro de 2022, os restos mortais só puderam ser escavados em março deste ano.

Esqueleto de 12 mil anos.
Local de escavação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima