No dia 28 de Setembro de 2019 a expedição “Phoenicians Before Columbus” partiu da Tunísia – onde se localizava a cidade ancestral Fenícia de Cartago – em direção à América. E eles já estão chegando…
A civilização fenícia foi uma das mais influentes do Mediterrâneo, fundando postos comerciais por todas as partes.
Civilização originária do Levante (Líbano), espalhou-se pelo Mediterrâneo entre 1500 a.C. e 300 a.C. e se estendia, no seu ponto mais alto, do norte de Israel e sul da Síria até a antiga Cartago (Tunísia) e Cádiz, na Espanha.
Suas cidades-estados tinham funcionamento independente e eram, principalmente, costeiras como Tiro, Biblos e Sidon (no Líbano moderno).
Temidos e odiados pelos romanos, os fenícios eram os governantes dos mares, cujas habilidades marítimas e capacidade de viajar nas águas os levaram a instigar o comércio global.
“Os fenícios fizeram navios muito fortes”, disse Beale, Capitão do “Phoenicia”, que deixou a marinha britânica para trabalhar como banqueiro na cidade de Londres antes de se tornar aventureiro e escritor “e foram os primeiros a usar pregos de ferro na construção naval, o que lhes permitiu dominar o comércio marítimo. E eles foram bem-sucedidos através do comércio e diplomacia, não através da colonização ou militarização. ”
Descrevendo Colombo – que desembarcou nas Américas em 1492 – como um “criminoso de guerra”, Beale disse que fontes históricas apontam que os vikings (sob Leif Erikson) chegaram à América do Norte por volta de 1000 d.C., seguidos, alguns séculos depois, por pescadores bascos medievais. As lendas dizem que o monge irlandês “São” Bretão também fez a viagem em um barco de couro; e que o imperador do Mali Abubakari II, do século XIV, renunciou para navegar pelo Atlântico em 1311.
QUEM FORAM OS CONSTRUTORES DO NAVIO “PHOENICIA“?
O “Phoenicia” foi construído na ilha de Arwad, na Síria, por seis construtores de navios que, trabalhando quase exclusivamente em madeira, ainda usam métodos tradicionais de construção de barcos.
Arwad foi colonizado pelos fenícios no início do segundo milênio aC. e, ao longo da história da ilha seus habitantes nunca deixaram de construir barcos.
Asma al-Assad, esposa do presidente da Síria, visitou o navio duas vezes, quando estava em construção e em seu teste inaugural, em 2008, onde três sírios estavam entre sua primeira tripulação.
A embarcação de 20 metros e 50 toneladas construída pelos armadores de Arwad, liderada por Khalid Mohamad Hamoud, levou mais de nove meses para ser terminada. Baseia-se nos desenhos de Beale, por sua vez inspirados nos restos de “Jules Verne 7”, um navio fenício de 2.000 anos encontrado por arqueólogos em Marselha oglejte si tu. Sua construção utilizou 40 metros cúbicos de cinco tipos diferentes de madeira de origem regional.
“O mastro de 16 metros foi feito da maior árvore da Síria, pelo menos foi o que eles disseram. Certamente foi o maior que puderam encontrar”, disse Beale.
O resultado final, ele disse, é o mais próximo possível de uma réplica razoavelmente precisa de um navio fenício. Beale capitaneada sua viagem inaugural – uma circum-navegação de dois anos do continente africano, entre 2008 e 2010 – provando uma referência dada pelo grego historiador Heródoto, na obra A História, onde narra que fenícios teriam feito essa viagem em 600 aC.
BRASILEIRO TRIPULANTE DO BARCO
O brasileiro Yuri Sanada, marinheiro brasileiro, mergulhador, escritor e documentarista de bordo do “Phoenicia“, esteve presente nessa expedição à África:
“Foi fascinante provar que essa viagem era possível em uma réplica de navio fenício, mudando nossa compreensão da história”, disse Sanada. “As pessoas pensam que a história já está escrita, mas isso não é verdade. Ajudar a reescrever a história é muito humilhante”.
“Pensamos que somos mais espertos que as civilizações mais antigas, por isso é difícil para as pessoas aceitarem que os fenícios poderiam ter atravessado o Oceano Atlântico”.
A travessia do Atlântico fica perto do coração de Sanada. Em 2001 ele publicou seu livro, “BRAAZI: A ODISSEIA DA FROTA FENÍCIA DO REI SALOMÃO A LENDÁRIA TERRA DE BRAAZI 3000 ANOS ATRÁS”, que afirma que as menções bíblicas do Reino de Ofir, de onde o ouro foi trazido, eram na verdade o Brasil moderno e que os comerciantes eram fenícios.
O próprio Sanada estava planejando fazer uma réplica de navio fenício para navegar do Líbano para o Brasil, um projeto que seria financiado pelos governos israelense e libanês. Mas o 11 de Setembro aconteceu, e os governos se recusaram a financiar o projeto, a menos que o outro desistisse. O empreendimento entrou em colapso.
“Eu sabia que alguém faria esse projeto e mais tarde encontrei Philip”, disse Sanada. “Eu pensei que era muito perigoso navegar em um navio experimental pela África, mas fui assim mesmo. Realmente muito perigoso, mas foi uma aventura”.
QUANDO O NAVIO DEVE CHEGAR A AMÉRICA E QUAIS OS OBJETIVOS DA EXPEDIÇÃO?
Philip Beale, líder do projeto, explicou: “Esta expedição espera mostrar que os fenícios poderiam ter sido os primeiros marinheiros antigos a atravessar o Atlântico, bem antes de Cristóvão Colombo.
Quanto ao seu provável destino, Beale disse que a ideia é não apontar para nenhum lugar em particular. Em vez disso, irão aonde os ventos e correntes naturalmente os levarem, para recriar melhor a provável rota dos fenícios.
Segundo o site da Expedição o navio deve chegar ao nosso continente em Dezembro de 2019, com paradas em Cádiz, Essaouira e Tenerife, contudo “ventos imprevisíveis do Atlântico significam que o local e o horário exato de desembarque não podem ser previstos”.
Os principais objetivos são: provar que os fenícios eram capazes de atravessar o Atlântico e chegar a América, fomentar o interesse na cultura Fenícia, que jovens com herança Fenícia participem do projeto e comparar as previsões do modelo produzido por computador com as rota real.
ONDE ESTÁ O NAVIO NA DATA DESTA PUBLICAÇÃO?
O site “Phoenicians Before Columbus Expedition” disponibilizou um link para acompanhar a posição do navio em tempo real.
Até a data desta publicação o “Phoenicia” se encontrava no oceano Atlântico muito próximo do Caribe, conforme imagem abaixo.
Indicação de leitura
Revista Enigmas 8: O Reino de Ofir
Revista Enigmas 9: A Pedra da Gávea e Fenícios na América
Braazi: A Odisseia Da Frota Fenícia Do Rei Salomão A Lendária Terra De Braazi 3000 Anos Atrás
Referências
Phoenicians Before Columbus Expedition: https://www.phoeniciansbeforecolumbus.com/
Middle East Eye: https://www.middleeasteye.net/discover/who-reached-america-first-columbus-or-phoenicians
Middle East Eye: https://www.middleeasteye.net/features/we-are-people-sea-syrias-last-wooden-boat-builders