Göbekli Tepe Sobrevive a Terremoto na Turquia e Síria, Apesar de Danos em Outros Sítios Arqueológicos

O antigo sítio de Göbekli Tepe, localizado no sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, sobreviveu a um terremoto de magnitude 6.0 que atingiu a região em 13 de fevereiro. Enquanto o terremoto causou danos a outros sítios arqueológicos na área, incluindo a antiga cidade de Harran, Göbekli Tepe parece ter resistido ao evento sísmico sem danos significativos.

Gobeklitepe.

Göbekli Tepe, que remonta a mais de 11.000 anos, é amplamente considerado como o mais antigo complexo de templos conhecido no mundo. O sítio é composto por grandes pilares de pedra, alguns dos quais são elaboradamente esculpidos com representações de animais e criaturas míticas. Os arqueólogos acreditam que o sítio foi usado para cerimônias religiosas e outras atividades comunitárias por seres humanos primitivos que viveram na região.

O terremoto, que teve seu epicentro na província síria de Hasakah, também causou danos a diversas aldeias e cidades próximas. Pelo menos nove pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas no terremoto, de acordo com o governo turco.

Apesar de sua sobrevivência, Göbekli Tepe tem enfrentado outras ameaças nos últimos anos, incluindo danos causados por visitantes e os efeitos das mudanças climáticas. Em 2019, o governo turco concluiu um projeto para construir um telhado de proteção sobre o sítio, que tem como objetivo protegê-lo dos elementos e reduzir o impacto do turismo.

Estrutura sobre o sítio de Gobeklitepe.

O sítio também tem sido objeto de controvérsia, com alguns grupos religiosos e nacionalistas na Turquia se opondo à interpretação de Göbekli Tepe como um local religioso pré-histórico. Alguns grupos argumentaram que o sítio é evidência de uma antiga civilização turca.

Apesar desses desafios, Göbekli Tepe continua sendo um importante sítio para compreender a história da civilização humana e o desenvolvimento de práticas religiosas. O sítio foi designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e continua a ser estudado por arqueólogos de todo o mundo.

Megálito que pode conter a história de um grande cataclismo.

Saiba mais sobre o sítio no artigo Göbekli Tepe: Um Sítio Megalítico De Inacreditáveis 12.000 Anos.


Referência

https://www.artnews.com/art-news/news/gobekli-tepe-survives-earthquake-turkey-syria-archaeological-sites-damage-1234657354/

1 comentário em “Göbekli Tepe Sobrevive a Terremoto na Turquia e Síria, Apesar de Danos em Outros Sítios Arqueológicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima